
‘’A ansiedade reduz a capacidade do indivíduo de expressar o seu melhor.’’
O psicólogo Paulo José foi entrevistado por um estudante do Churchill News e comentou sobre como funciona a ansiedade e as consequência que ela traz, além disso, também aconselha os alunos com formas de amenizar uma crise de ansiedade.
A ansiedade vem se tornando cada vez mais presente na sociedade, graças a isso, nós da Churchill tivemos a ideia de trazer ao nosso público uma entrevista com um psicólogo para entender melhor os aspectos dessa doença.
Formado na UNESP de Bauru, o psicólogo Paulo José de Sousa conquistou seu próprio consultório após o término da sua faculdade em 1996, trabalhando com jovens e adultos.
Churchill News: Como lidar com a ansiedade na adolescência? Tem diferença da ansiedade em outras idades?
Paulo: Não, a ansiedade é um fenômeno igual para adolescentes e adultos, porém, há algumas técnicas para seu controle. Entretanto, não é possível zerar a ansiedade, mas existem manobras para amenizá-la como: controle da respiração, sono regular, alimentação saudável, meditação e exercícios físicos. Importante ressaltar que os pensamentos catastróficos encaminham para um aumento da ansiedade.
Churchill News: Existem técnicas para amenizar a ansiedade?
Psicológico Paulo: Sim, o controle da respiração é um deles, pois, quando a pessoa está ansiosa há um aumento no batimento cardíaco e a diminuição do fluxo respiratório ocasionando uma curta respiração e gerando a falta de oxigenação no cérebro.
Churchill News: Quando procurar ajuda de um profissional, as pessoas geralmente procuram somente quando estão com dificuldade para dormir?
Psicológico Paulo: Uma das consequências da ansiedade é a dificuldade para dormir. Ela afeta também o dia a dia dessas pessoas em relação à apresentação de trabalhos escolares, a encontros sociais, a relacionamentos afetivos, ao medo diante de figuras de autoridade, entrevista de emprego entre outras fatores…Ou seja, a ansiedade reduz a capacidade da indivíduo de expressar o seu melhor.
Comentarios