A eletiva Quem Planta Colhe!, coordenada pela professora Vanderléia e a eletiva Artigo Científico, coordenada pelos professores Milena e Laerte, iniciaram fazendo uma parceria pois têm como objetivo desenvolver consciência ambiental, reciclagem, alimentação saudável entre outros. Por meio de um projeto de conscientização, os alunos estão criando uma plantação dentro da escola.
A eletiva Produzindo Artigo Científico tem por objetivo também promover a escrita numa linguagem científica, a partir de dados coletados do plantio de mudas e sementes, que ao se desenvolverem transformaram-se em dados científicos para o projeto em si.
Através da observação desse plantio, fizeram o que sabiam empiricamente virar resultados para ciência, aprendendo as regras de como se escreve um artigo científico.




CONCLUSÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Escrita Sustentável
Kawane Maria dos Santos
Camili Vitória Kindler Silva
Felipe Souza Pignata
Pedro Henrique Gonçalves Jardim
Murilo Rios
Sâmia Ferraz
Felipe Gabriel da Silva Brauna
Wiliane Jennifer dos Santos Silva
Resumo
Este material reúne os registros de atividades propostas na disciplina eletiva “Produzindo um artigo científico” que partiu do seguinte problema: uma parte do terreno da escola se encontrava inutilizado acumulando detritos e este se tornou um espaço de aprendizagem sobre o tema Sustentabilidade. Para isso, foram desenvolvidas situações de aprendizagem de sensibilização dos estudantes para a revitalização do local através do plantio de sementes e mudas de vegetais diversos, seleção destas com base em questões como economia e saúde, cuidados e manutenção do plantio e registros de todas as etapas realizadas. Após, foram realizadas pesquisas sobre a escrita acadêmica, a estrutura e suas técnicas, as normas ABNT, para compor o portfólio que foi organizado e utilizado na escrita desse artigo.
Palavras-chave: Sustentabilidade; controle biológico; orgânico; plantio.
Abstract
This material gathers the records of activities proposed in the elective discipline “Producing a scientific article” that started from the following problem: a part of the school land was unused, accumulating debris and this became a learning space on the subject of Sustainability. For this, learning situations were developed to raise the students' awareness of the revitalization of the place through the planting of seeds and seedlings of various vegetables, selection of these based on issues such as economy and health, care and maintenance of planting and records of all stages. carried out. Afterwards, research was carried out on academic writing, the structure and its techniques, ABNT standards, to compose the portfolio that was organized and used in the writing of this article.
Keywords: Sustainability; biological control; organic; planting.
1.Introdução
A produção do artigo científico parte de um problema encontrado no PEI E.E. Winston Churchill. A instituição escolar possuía um terreno ocioso e degradado, logo, este se tornou o objeto de pesquisa: o plantio de mudas e sementes de vegetais diversos para aproveitamento de áreas improdutivas da escola em espaços de aprendizagem, cultivo e socialização, que normalmente acumulam lixo, detritos e mato, transformando-os, assim, em espaços educadores sustentáveis. Além disso, a produção escrita investigativa é constante e perpassa por todas as áreas do conhecimento e se constitui em grande aliada da formação cidadã que visa promover atitudes e comportamentos que tragam benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o ambiente, formando cidadãos críticos, com pensamento lógico e que desenvolvem a habilidade de argumentar. Nessa perspectiva, a produção de um artigo para sistematizar a aprendizagem dos estudantes em relação ao tema Sustentabilidade e a escrita acadêmica segundo a normatização (ABNT) de seus textos, se constituirá no produto final a ser apresentado e divulgado pelo “Churchill News”, produto final de caráter jornalístico da disciplina Eletiva de mesmo nome, no dia da Culminância de Eletivas. A princípio, esta proposta foi divulgada aos alunos do Ensino Médio bem como outras propostas também tiveram suas apresentações e estes tiveram a oportunidade de eleger uma delas a serem cursadas com duração semestral. Assim, deu-se o início das atividades logo em seguida a fim de atender aos objetivos propostos.
Nos últimos anos, a sociedade tem se preocupado cada vez mais com medidas para combater os maus hábitos alimentares ligados a problemas de saúde, como obesidade, alta taxa de colesterol, problemas cardíacos, diabetes etc. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os países em desenvolvimento, os agrotóxicos causam, anualmente, 70.000 intoxicações agudas e crônicas. De acordo com o EL PAÍS, o uso dessas substâncias está altamente associado à incidência de doenças devido a intoxicações agudas e crônicas, efeitos teratogênicos e câncer, além de agredir e prejudicar o meio ambiente, matando microorganismos benéficos do solo. Dessa forma, nas atividades iniciais, os alunos foram convidados a refletir sobre a seleção de espécies vegetais a serem cultivadas, considerando o espaço, disponibilidade de luz, tipo de solo e nutrientes necessários para a adubação, irrigação. Sendo estes alimentos orgânicos, por serem livres de defensivos agrícolas, substituídos pelo controle biológico, auxiliam ainda na manutenção do equilíbrio do organismo como um todo e contribuem para a preservação de recursos naturais trazendo também, bem-estar físico e psicológico, já que a prática do plantio, cuidado e colheita favorecem o bem-estar mental.
Plantar em casa, tem um forte apelo político-econômico pois proporciona certa independência quanto ao sistema de produção em massa de alimentos. "Os preços mundiais de alimentos atingiram um recorde em fevereiro de 2022, saltando 24,1% em relação ao ano anterior, liderados por um aumento nos óleos vegetais e laticínios, segundo a agência de alimentos da ONU". Assim, esta estratégia se constitui numa forma de superação da crise sanitária ocorrida nos últimos dois anos, a pandemia do coronavírus, tendo a cultura familiar de gêneros alimentícios como alternativa econômica e saudável.
2. Metodologia
2.1. Escolha do local e preparo do solo
Para iniciar o plantio no espaço escolar, alguns cuidados foram tomados como, por exemplo: escolha do local de acordo com a disponibilidade de luz solar; atenção à estação do ano, pois algumas mudas podem ter seus desenvolvimento prejudicado em certas condições climáticas; muita atenção com os animais como lagartas, joaninhas, e ervas daninhas; proteção contra poluição como resíduos tóxicos, água suja e restos de lixo.
A escolha do local ocorreu devido à incidência de luz solar na maior parte do dia e à disposição do terreno, de pouco acesso aos estudantes da escola. Para melhor desenvolvimento da planta o solo precisa ser rico em matéria orgânica assim este precisou ser revolvido, peneirado e misturado com esterco e nutrientes; para isso, foi reaproveitado o resíduo doméstico como casca de ovos, borra de café sem açúcar e cascas de cebola que os alunos recolheram de suas casas e levaram à escola para a produção da mistura nutritiva.
2.2. Seleção de sementes e mudas
Em parceria, os alunos das eletivas “Produzindo um artigo científico” e “Quem planta, colhe!” utilizaram sementes e mudas de espécies vegetais que foram doadas por seus familiares, alguns professores e pelo Viveiro Municipal de Sertãozinho como: pitanga, cajá-manga, uva, gengibre, gabiroba, capim cidreira, tomate, cebolinha, ora-pro-nóbis, banana, abacaxi, girassol, boldo, melancia.
Esta seleção se deu devido à importância dos vegetais como: as PANC’s – plantas alimentícias não convencionais, incluídas ao trabalho devido ao seu alto valor nutritivo, porém, pouco recorrida pela população, sendo muitas vezes confundidas com "erva daninhas”. Essas são importantes para o enriquecimento da dieta diária e para pessoas com estilo de vida vegano. As árvores frutíferas são fundamentais para o meio ambiente já que o plantio delas absorve o gás carbônico (CO2), que é um dos gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa que gera o aquecimento global e libera oxigênio (O2), importante para a sobrevivência humana. Além disso, podem proporcionar alimentação às famílias por serem utilizadas tanto para consumo próprio como para comercialização.
Em seguida, iniciou-se o plantio pelos estudantes em parceria com seus professores.
2.3. Cuidados e manutenção
Para este momento, foram atribuídas funções para cada aluno sobre a adubação e coleta de resíduos domésticos reaproveitados para este fim, irrigação diária e limpeza do terreno, esta realizada em parceria com voluntários como: professores e alunos de outras eletivas, e familiares que se entusiasmaram em colaborar.
Os cuidados com a irrigação se fazem importantes para não encharcar o local, sendo as alunas Kawane e Raquel responsáveis por essa função diária pois o excesso de umidade acarreta o aparecimento de doenças e fungos que levam ao apodrecimento das raízes e como consequência, a perda da produtividade; ferramentas como: escavadeira, enxada, rastelo, pá, martelo, estacas para a identificação das espécies, além das mudas e sementes, foram necessários para o cultivo e manejo da terra.
Dessa forma, os alunos vivenciaram a revitalização do espaço, a arborização e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais relacionadas à autogestão e amabilidade desenvolvidas nas atividades práticas.
2.4. Registros e Discussão
Com o desenvolvimento das plantas e os cuidados com a manutenção, passou-se à etapa dos registros, coleta de dados e organização destes para a elaboração da escrita científica. Para isso, atividades para a aprendizagem da escrita acadêmica e pesquisas foram desenvolvidas e organizadas em portfólios de todas as fases da Eletiva.
Durante a organização destes portfólios, os alunos foram convidados a refletir sobre os trabalhos realizados relacionando ao tema Sustentabilidade. Foram destacados aspectos como: economia, saúde, meio ambiente. Assim, os alunos destacaram que a ora-pro-nóbis, está cada vez mais presente na gastronomia e pouco se sabe sobre o “bife dos pobres”, que possui alto teor de proteínas equivalente a um bife de 100g. Segundo Flávia Alves, revista Gazeta do Povo, “os nutricionistas confirmam os seus benefícios e versatilidade, mas recomendam que ela seja usada como complemento na dieta e não como única fonte proteica”. Por possuir 25% de sua composição total desse nutriente e ferro, tal planta pode ser uma boa alternativa saudável, econômica e sustentável. Segundo a naturoterapeuta Marcela Caron “100 gramas das folhas são suficientes para garantir as necessidades diárias de vitaminas A e C, ferro, manganês, zinco, cobre, magnésio e ferro em adultos”. Assim, as mudas requisitadas pelos alunos foram cultivadas no espaço escolar a fim de observar seu desenvolvimento e, posteriormente, a coleta de mudas para o plantio doméstico, bem como seu uso em receitas caseiras complementando nutricionalmente a alimentação convencional.
O controle biológico consiste na regulação da população de plantas e animais por meio de seus inimigos naturais, insetos, fungos, vírus, bactérias, nematóides, entre outros, que realizam o controle das populações de pragas, mantendo-as abaixo do nível de dano, sem prejuízos ao meio ambiente. De acordo com o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, “o uso do controle biológico é uma esperança não apenas para reduzir os custos de produção, mas também visando mais sustentabilidade no campo”, além da redução do risco de poluição do solo, e da água, da exposição dos produtos a produtos tóxicos, ausência de resíduos em alimentos e a não exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças o que ocasiona o desequilíbrio ecológico por impactar diretamente a cadeia alimentar. Segundo o INCA, em 14/03/2022, Instituto Nacional de Câncer, não há evidências conclusivas sobre o efeito do consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos e o risco de câncer, contudo há evidências científicas que apresentam os danos causados por esses produtos na população, principalmente nos trabalhadores e comunidades rurais e no meio ambiente. Dessa forma, o cultivo orgânico se torna cada vez mais uma opção saudável a ser incluída na alimentação e um tema a ser explorado no ambiente escolar. Nessa perspectiva, os alunos pesquisaram sobre a temática e passaram a observar as relações ecológicas que se estabeleceram com o desenvolvimento dos vegetais, como as joaninhas que se alimentam de pulgões que devastam plantações, ou seja, a ação de predadores naturais de pragas que poderiam levar à destruição do cultivo.
Outro ponto de destaque nas discussões produzidas a partir de reflexões propostas pelos professores foi a Sustentabilidade Econômica e Social. O papel da agricultura familiar ganhou notoriedade em debates embasados no desenvolvimento sustentável e na segurança alimentícia, porque além de seu caráter de subsistência, o produtor familiar gera uma renda que mantém sua família e mantém o uso dos recursos naturais visando à preservação das gerações futuras.A alta inflação no preço dos alimentos também foi item da pauta. A pandemia da Covid-19 teve muitas repercussões dentre elas a desaceleração econômica e consequentemente uma lacuna entre ricos e pobres. O conceito de autossuficiência alimentar existe há algum tempo, mas parece que o coronavírus levou muitas pessoas a adotá-lo como uma medida de emergência. Essa tendência se torna ainda mais interessante. Segundo alguns especialistas, a pandemia pode realmente levar a algumas tendências, provavelmente para sempre. Nesse ínterim, o aspecto econômico abordado teve objetivo de os alunos serem capazes de intervir positivamente na economia doméstica a partir do plantio de alimentos orgânicos.
A transformação de resíduos, por exemplo a partir de composteiras caseiras, pode ser utilizada na produção de adubos orgânicos, o que além de reduzir custos e o acúmulo em aterros sanitários, promove a sustentabilidade ambiental. Na escola foram reaproveitadas as cascas de ovos, cebola e a borra de café para produzir uma farinha nutritiva. Nota-se assim, o benefício econômico em união ao ecológico, pois a multicultura propicia menores gastos com agrotóxicos e adubos industrializados. (SCHNEIDER, 2003, p.113).
A necessidade de prevenção do aquecimento global tendo em vista que a sustentabilidade ambiental decorre da sustentabilidade social, quando a sociedade está em equilíbrio e as relações intentam a equidade, tem sua contribuição com a manipulação de vegetais pelos estudantes também de forma a replicarem as aprendizagens que ocorreram ao longo da Eletiva Produzindo um Artigo Científico.
3. Resultados
No desenvolvimento das atividades realizadas foi observado um avanço da capacidade de refletir sobre si mesmo, seus atos e as consequências, ou seja, a consciência ambiental e a compreensão do meio ambiente como sendo o local em que se está inserido e seu papel sobre este. Atividades como a ciclagem da matéria orgânica utilizada para fertilizar o solo para o plantio favoreceram a compreensão dos estudantes sobre a reutilização do lixo orgânico de maneira seletiva. As atividades de plantio, de pesquisas, e dos cuidados e manutenção do cultivo, contaram com a participação e engajamento de todos, tendo alguns alunos “apadrinhado” as mudas que plantaram. Outros se destacaram na confecção de estacas para nomear os vegetais. Nas discussões temáticas também houve efetiva participação, assim como nas pesquisas recolhidas para a organização do portfólio.
Devido à oferta da Eletiva ser semestral e à complexidade dos temas envolvidos, não houve tempo suficiente para a criação de registros quantitativos da aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, apenas a análise qualitativa descrita.
4. Considerações Finais
As disciplinas Eletivas integram a grade curricular dos alunos do ensino Médio e partem do Projeto de Vida dos estudantes. Sendo assim, foi ofertada a Eletiva “Produzindo um artigo científico”, em que os alunos aprenderam sobre a escrita científica a partir dos registros obtidos no desenvolvimento das atividades relacionadas à revitalização do espaço escolar ocioso em ambiente de aprendizagem. Para isso, a temática abordada foi a Sustentabilidade.
Devido à pandemia, os preços dos alimentos elevaram-se e com isso, o agravante da fome em muitas famílias brasileiras; assim como o uso de agrotóxicos na agricultura gera poluição do solo e do lençol freático ocasionando a contaminação de águas e empobrecimento de terras, além de doenças como os cânceres e alergias respiratórias. Ainda, o impacto do desmatamento contribuindo para o aquecimento global reforça a importância da preservação ambiental e o reflorestamento a fim de conter o aumento do efeito estufa. Nessa perspectiva, a proposta de revitalizar o espaço escolar embelezando a paisagem e proporcionando conforto aos estudantes foi objeto de inúmeras discussões como citadas anteriormente. Posteriormente, os registros dos debates, pesquisas, e atividades executadas foram coletados e reunidos em forma de portfólio para a organização e a escrita do Artigo Científico, produto final desta Eletiva.
Referências
FERREIRA, Victor Berbel. Horta e saúde: benefícios de plantar em casa. Disponível em https://condominiosustentavel.eco.br/interna/blog/horta-e-saude-beneficios-de-plantar-em-casa. Acesso em 06 de maio 2022.
ROSSI, Mariana. O “alarmante” uso de agrotóxicos no Brasil atinge 70% dos alimentos. São Paulo - 30 ABR 2015. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/29/politica/1430321822_851653.html.Acesso em 06 de maio de 2022.
http://terral.agr.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=9. Acesso em 23-05-2022.
https://www.imovelweb.com.br/noticias/paisagismo/cuidados-necessarios-para-ter-uma-horta-em-casa/ Acesso em 23-05-2022
https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/7-cuidados-para-manter-uma-horta-bonita/ Acesso em 23-05-2022
ALVES, Flávia. Dá para substituir a carne pela ora-pro-nóbis, planta conhecida como “bife dos pobres?” Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/saude/ora-pro-nobis-ganha-cada-espaco-na-mesa-dos-brasileiros/03/02/2019. Acesso em 10/06/2022/
CONTROLE BIOLÓGICO POTENCIALIZA COMBATE A PRAGAS E DOENÇAS E REDUZ CUSTOS NAS LAVOURAS. Maracaju/MS https://www.fundacaoms.org.br/controle-biologico-potencializa-combate-a-pragas-e-doencas-e-reduz-custos-nas-lavouras/#:~:text=Entre%20os%20principais%20benef%C3%ADcios%20do,aos%20ingredientes%20ativos%20utilizados%20costumeiramente. Acesso em 10/06/2022.
Como reduzir o consumo de agrotóxicos nos alimentos. 14/03/2022. Ministério da Saúde, INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/dicas/alimentacao-e-nutricao/como-reduzir-o-consumo-de-agrotoxicos-nos-alimentos
RESULTADO QUEM PLANTA COLHE!
A professora Vanderléia, responsável pela eletiva, disse que pelo fato de ela ter vivido sua infância na roça, gostaria de proporcionar aos alunos essa experiência. No início, tiveram muitos obstáculos como a terra infértil, sujeira e muito mato e junto com os alunos, professores e a coordenação foram limpando o espaço e hoje eles têm girassóis abertos, manjericão, couve-flor, árvores frutíferas que fazem o ambiente melhor, mais aconchegante. Alunos fazem um ótimo trabalho, gostam do projeto e estão bem envolvidos.



Comentários