top of page

ELETIVA: SAÚDE E PREVENÇÃO

Foto do escritor: jornalchurchillnewjornalchurchillnew

SAÚDE E PREVENÇÃO

Responsáveis: Profas. Elis e Milena


No dia 01/09/2023, a discussão da aula foi sobre quem era a favor ou contra a proibição do uso de drogas. As professoras dividiram a turma em duas equipes: uma, que deveria pesquisar e argumentar a favor da descriminalização das drogas e, outra, que defendesse ser contrária a esse projeto. No dia do debate, 15/09, cada equipe defendeu seu posicionamento e houve um júri para decidir qual equipe conseguiu se posicionar melhor e convenceu por meio dos argumentos pesquisados. Por decisão do júri o veredito foi de continuar a proibição do uso de drogas, uma vez que a substância tem provocado muitos problemas para os indivíduos e para sociedade.


Para ampliar as informações, segue abaixo trechos de reportagens sobre o assunto que está em votação no Supremo Tribunal Federal.


STF tem cinco votos para afastar criminalização do porte de maconha para consumo próprio


Pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu o julgamento, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário (RE) 635659, com repercussão geral (Tema 506), em que se discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. Até o momento, há cinco votos pela inconstitucionalidade da criminalização do porte de maconha para consumo próprio e um voto que considera válida a previsão do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).

Na sessão desta quinta-feira (24/08), o relator do recurso, ministro Gilmar Mendes, reajustou seu voto, que descriminalizava todas as drogas para uso próprio, para restringir a declaração de inconstitucionalidade às apreensões de maconha. Ele incorporou os parâmetros sugeridos pelo ministro Alexandre de Moraes, no sentido de presumir como usuárias as pessoas flagradas com 25g a 60g de maconha ou que tenham seis plantas fêmeas.


Benefícios da maconha


O uso da Cannabis medicinal é vasto e abrange uma variedade de condições de saúde. A substância química responsável por esses efeitos é o canabidiol (CBD), um dos compostos encontrados na planta. Estudos demonstram que o CBD possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, neuroprotetoras e anticonvulsivantes.


Malefícios da maconha


Somente em casos bem específicos, e em poucos países, o uso medicinal da maconha é liberado, pois ela também pode causar amnésia, falta de atenção, problemas motores, gerar dependência e crises de abstinência. A longo prazo, seu uso pode trazer complicações mais graves como esquizofrenia e danos cerebrais permanentes.

 






10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page