Eletiva: Psicologia social do lixo ou luxo
- jornalchurchillnew
- 18 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2022
Para sistematizar os trabalhos da Eletiva “Psicologia Social do luxo ao lixo”, alunos foram a São Paulo, visitar o Museu AfroBrasil e o Memorial da Resistência. O objetivo da viagem foi de ampliar os olhares e vivenciar conceitos de empatia, alteridade, exclusão, enclausuramento e gentrificação social. Dessa forma, valorizar outras culturas, lutas e resistências.
Além do que foi abstraído e assimilado nas visitações internas, os estudantes também puderam experienciar diferenças entre os próprios bairros onde se localizam o Memorial e o Museu - sendo um de cunho periférico (Bom Retiro) e o outro mais eletista (Ibirapuera) respectivamente. No primeiro, observaram a miséria, drogas, prostituição, sujeira, prédios deteriorados e policiamento frequente; no outro, região nobre com construções modernas, limpeza e segurança. O que possibilitou um impacto gerado por uma diversidade e exclusão social dentro de espaços tão próximos.


Professores responsáveis: Karina Torres e Mateus Josué
A Eletiva busca trabalhar temas que envolvam aspectos históricos-sociais dos sujeitos marginalizados. Como sua culminância, planejam apresentar uma exposição artística cultural sobre o tema trabalhado em sala.




Comentários