top of page

DIA DAS MULHERES - 2023

Foto do escritor: jornalchurchillnewjornalchurchillnew

8 DE MARÇO

O mundo inteiro comemora, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. A data lembra a importância das lutas femininas por justiça, igualdade de gênero e respeito.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista, comunista e defensora dos direitos das mulheres, ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça e seu centenário foi comemorado em 2011 .

 

QUEM FOI CLARA JOSEPHINE EISSNER ( ZETKIN ) ?

Clara Josephine Eissner (mais tarde Zetkin) nasceu em 1857 e faleceu em 1933, o ano da ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha. Ela cresceu numa família ligada aos ideais do Iluminismo e da Revolução Francesa e se tornou uma política influente na República de Weimar, bem como ativista pela paz e pelos direitos das mulheres.

Entre 1882 e 1891, devido à repressão aos socialistas na Alemanha, ela viveu no exílio em Paris, onde adotou o sobrenome do companheiro, o revolucionário russo Ossip Zetkin, deixando de lado o sobrenome do pai, Eissner. Na capital francesa, ela também participou ativamente da fundação da Segunda Internacional. O casal teve dois filhos, e o marido dela morreu em 1889.

 

ALGUMAS MULHERES


GLÓRIA MARIA


Glória Maria (1949-2023) foi uma jornalista brasileira. Foi apresentadora do jornal “RJTV”, repórter do Jornal Hoje, do Jornal Nacional e do programa “Fantástico”. Viajou o mundo desde 2010 fazendo reportagens especiais para o programa “Globo Repórter”.

Gloria Maria estudou em escolas públicas e logo se destacou por escrever excelentes redações. Com 16 anos começou a trabalhar como telefonista na Companhia Telefônica Brasileira. Com 18 anos, ingressou no curso de jornalismo da Universidade Católica (PUC – Rio).


UMA CURIOSIDADE SOBRE GLÓRIA MARIA :


Glória Maria foi a única jornalista brasileira a participar do treinamento de gravidade zero oferecido pela NASA.

Em 2006, ela viajou até os Estados Unidos para realizar o voo parabólico, que permite experimentar a sensação de ausência de gravidade. Durante o treinamento, Glória realizou diversas atividades, como flutuar no ar, girar em torno de si mesma e jogar objetos que não caíam no chão.


MALALA YOUSAFZAI


Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa que ficou internacionalmente conhecida por defender o direito das mulheres de terem acesso à educação. Ele morava em uma região dominada pelo Talibã e desafiou as ordens desse grupo fundamentalista de parar de estudar. Seu ativismo fez com que ela se tornasse alvo do Talibã e fosse vítima de um atentado em 2012. Ela sobreviveu e, em 2014, recebeu o Nobel da Paz.


UMA CURIOSIDADE SOBRE MALALA YOUSAFZAI :


O dia 12 de Julho foi oficialmente designado como o Dia de Malala. Depois do seu discurso aclamado pela crítica no seu aniversário nas Nações Unidas, o secretário-geral, Ban Ki-moon, pediu a todos os jovens que falassem e deixassem o mundo ouvir as suas vozes.


AUTORAS : Amanda Kathrein Ferreira

Jennifer Almeida Onorato

Dafne Marcela Xavier

Thayla Camargo de Oliveira

Maria Clara Trindade.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page